Cantar conscientes e em unidade

01 Set 2016
0

Esse foi o tema do 94º Encontro de Canto Pastoral da Diocese de Apucarana. Uma proposta que nos ajuda a reforçar nossa aliança com Deus nas celebrações litúrgicas e a fazer com que a assembleia cante com entusiasmo e consciência.

Fabrício Evaristo

Rio Bom-PR

Nos dias 27 e 28 de agosto, aproximadamente seiscentos cantores e instrumentistas estiveram reunidos, no Centro de Formação Sagrada Família (CEFAS), para entoar juntos os cânticos do 94º Encontro de Canto Litúrgico Pastoral da Diocese de Apucarana. Porém, não somente cantar, mas sim, cantar conscientes e em união, como sugeriu o tema do encontro: “A diocese de Apucarana canta unida e consciente”.

 “Unida, por que a diocese toda canta os mesmos cânticos, de norte a sul. Consciente, por que ela sabe o que e como está cantando”, explicou o padre Valdecir Ferreira, assessor eclesiástico do canto na diocese, que ministrou uma aula sobre o canto na liturgia. Quem também deu uma grande aula de liturgia foi o monsenhor Roberto Carrara, que explicou a origem dos ritos litúrgicos da Santa Missa.

As oficinas de técnica vocal, violão e teclado foram mais um conjunto de ingredientes na formação litúrgico-musical dos encontristas. Para alguns, foi apenas uma colher de café para a massa do bolo; mas para a maioria, foi uma porção cheia, pois conseguiu despertar neles o interesse em aprofundar os estudos sobre o tema.

Além de aulas e oficinas, o encontro registrou também momentos mágicos. Como a oração de Maria, encenada pelas crianças, para encerrar o primeiro dia, e a homenagem da equipe de coordenação do canto na diocese ao casal de coordenadores Marcos e Cristiane da Mata, por reconhecer o esforço e o amor que dupla têm pela pastoral do canto e por aceitarem a missão que lhes foi concedida por Deus.

Confira mais imagens: Galeria de fotos

Fotos: Sandra Candido e Marcos Candido 

#dioceseonline 


Comentários